Juntas Encamisadas

920

Usadas em aplicações que requerem peças de pequena largura, similares ao tipo francês, porém, de fabricação mais econômica. São feitas através do encerramento de um enchimento macio entre uma das faces e as bordas de metal. Adequada para uso em superfícies relativamente lisas, em aplicações não sujeitas a flutuações amplas de temperatura e pressão.

923

É idealmente usada quando se exige uma proteção completa do material de enchimento.

Também assegura um apoio adicional do flange na borda externa, pela adição de uma camisa sobreposta. É fabricada com um enchimento macio, completamente incluso num invólucro de metal, também chamado dupla camisa, no qual a camisa interna é uma simples arruela de metal fino, aprisionada pela camisa externa por recobrimento das bordas.

Este é o tipo de junta mais usado para aplicação em trocadores de calor.

924

Consiste de um enchimento de grafite flexível ou fibra cerâmica, completamente incluso em um invólucro único de metal, sobreposto numa das faces. É usada quando se necessita de uma junta inteiramente inclusa, em larguras menores do que as disponíveis no modelo de dupla camisa.

925

Tem a mesma aplicação que a 923, sendo usada quando se requer uma junta mais rígida e resistente.

É feita de um enchimento macio, encerrado por dois invólucros de metal invertidos e sobrepostos.

926

Revestida com uma dupla camisa ondulada ou corrugada para aumentar sua elasticidade. Essa junta consiste de um enchimento de grafite flexível ou fibra cerâmica, completamente incluso num invólucro de metal ondulado, também fechado na parte superior por uma arruela igualmente corrugada. Essas juntas são usadas em formas circulares ou não, para flanges padronizados e tampas ovais de válvulas em larguras acima de 9,6 mm, assim como em outros formatos a exemplo das demais juntas corrugadas, até mesmo em formatos retangulares.

929

A junta 929, de encamisamento e enchimento metálico corrugados, é semelhante à do tipo 926, porém com a alma também em camadas de metal ondulado, em substituição aos materiais de inserção macios que são utilizados no tipo anterior.

O modelo de três ou mais camadas metálicas corrugadas, provê uma fabricação mais elástica, adaptável às ciclagens de temperatura cujo limite de temperatura é o limite do metal escolhido.

 

930

É uma junta tipo Francês, adequada para aplicações em flanges estreitos, como tampas de válvulas, compressores, vidros de alimentação e vedadores a vácuo, que requeiram uma face de junta inquebrável, ao longo de toda a sua extensão. As juntas do tipo Francês constituem-se em peças cuja borda interna e ambas as faces do enchimento macio são recobertas por uma única camisa metálica, deixando exposta somente a borda externa.

931 e 932

São variações do tipo 930, recomendadas para formas mais largas e irregulares, como cabeçotes de cilindros e tampas de válvulas por exemplo, que não requeiram proteção do material do enchimento ou o apoio do flange adicional na borda externa.

933

É uma junta tipo Francês, projetada especialmente para unidades revestidas de vidro ou flanges levemente aparafusados. É confeccionada com enchimento espesso de tecido de grafite flexível ou fibra cerâmica, com uma camisa inteiriça de metal, cobrindo a borda interna e porções iguais de ambas as faces de contato.